Até o momento, temos 10.592 vias cadastradas em 1.847 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.903 vias Tradicional Clássica, 4.858 vias Esportiva, 659 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 19 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Via localizada no Contraforte Norte do Pico do Caledônia (a noroeste do cume principal), exatamente no ponto onde a estrada Cascatinha x São Lourenço toca a parede. Inicia com uma fenda em diagonal, e logo depois ganha verticalidade com pequenos cristais. Nos lances mais positivos, a proteção é esparsa. Foi conquistada em 2021 por escaladores do CBMERJ. Foram escalados (1ª repetição) 300 m. Entretanto, trata-se apenas de aproximadamente metade da parede. O último grampo fica logo antes de uma área de mata no terço superior da parede, e de lá são mais 200 m verticais em direção ao cume. A cordada da primeira repetição atravessou a mata e procurou pela parede, mas não havia sinais de grampos ou chapeletas.
Segundo os conquistadores, a via ainda não está finalizada, não sendo recomendável a sua repetição, portanto. Há lances a serem ainda intermediados por proteções e o croqui ainda falta ser elaborado, com descrição detalhada das enfiadas.
* Adaptação dos relatos de Marcelo Vieira (1ª repetição) e dos conquistadores.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários